ENTREVISTA
Entrevista realizada em uma escola do interior do Sul Fluminense. Público assistido pela Entidade crianças e adolescentes da Educação Infantil ao quinto ano do Ensino Fundamental.
PROFISSIONAIS ENTREVISTADOS:
- Diretora, Orientadora
Educacional, Professora do 4º ano do E.F.
- DIRETORA:
QUAL O PAPEL DESEMPENHADO PELO ORIENTADOR PEDAGÓGICO NA ESCOLA?
Diretora ___ Ele coordena a elaboração e a realização do
PPP; colabora com os professores em relação ao planejamento com foco no
ensino aprendizagem; na organização sequencial didática; nos planejamentos de
aula, que ocorrem semanalmente, coordena as reuniões pedagógicas, supervisiona
de perto o desenvolvimento do trabalho dos professores, não no sentido de vigiar,
mas sim para observar intervindo se necessário, em fim o OP está sempre a
disposição dos profissionais da escola colaborando e apoiando cada um em suas
necessidades.
QUAL A SUA OPINIÃO EM RELAÇÃO AO SUPERVISOR ESCOLAR?
Diretora:___ O seu papel vem sendo cada vez mais relevante haja
vista o seu empenho para que de fato o ensino dentro da escola em que esteja
atuando de fato ofereça uma aprendizagem significativa, portanto seu trabalho
se faz com vistas no professor, entretanto tem como foco o aluno no que
ele aprende e como aprende.
Segundo Medina (1997).O trabalho do supervisor centrado na ação do
professor não pode ser confundido como consultoria ou assessoria, por ser um
trabalho que requer envolvimento e comprometimento.
Segundo
Pinzan e Maccarini (2003, p, 21) a Supervisão Escolar,
comprometida
com o trabalho coletivo, contribui na formação do professor na
medida
em que não limita ao controle, ou ao repasse de técnicas aos professores,
mas
no sentido de lhes oferecer assessoramento teórico-metodológico diante dos
problemas
educacionais do cotidiano, cria momentos de reflexão teórico-prático e
com
o respaldo de fundamentação teórica e uma visão do ato de ensinar e de
aprender,
como algo articulado.
- ORIENTADORA EDUCACIONAL
QUAIS SÃO AS SUAS
ATRIBUIÇÕES DENTRO DA ESCOLA?
O E: ___Trabalho
diretamente com os alunos, ajudando no seu desenvolvimento pessoal junto com os
professores, procurando compreender o comportamento dos educandos para poder
agir adequadamente quando necessário, procuro fazer a intermediação entre a
família, os alunos e a escola, ouvindo, dialogando e buscando sempre
alternativas para que haja mudanças de comportamento, quando necessário para
que o aluno consiga superar suas dificuldades e tenha êxito em suas aprendizagem
e sua formação como um todo, social, familiar e cidadã.
- PROFESSORA DO 4º ANO DO E.F
VOCÊ COSTUMA RECORRER
AO OE? QUANDO ?
OE: ___ Sim,
sempre que observo que algum dos meus alunos está precisando de intervenção de
forma mais individual, por questões comportamentais e também de forma
global quando preciso de apoio para desenvolver na turma alguma dinâmica ou
atividade que explore a afetividade, o respeito de modo geral ou qualquer outro
assunto que esteja comprometendo o bom desenvolvimento da turma ela
sempre me dá a assistência da qual eu preciso.
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/19026/o-papel-do-supervisor-escolar#ixzz2S2mSCKTQ
Portanto a escola é
um espaço onde cada profissional embora tendo sua função específica deve ter
sempre o aluno como foco principal dentro do processo de ensino
aprendizagem.Nazaré.
Para quem gosta de
apreciar um bom texto aí vai uma dica:
O Professor
Coordenador Pedagógico como Mediador do Processo de Construção do Quadro de
Saberes Necessários - Prof. Celso dos S. Vasconcellos
By: Maria Nazaré Velasco Marçal
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