quinta-feira, 2 de maio de 2013


ENTREVISTA

Entrevista realizada em uma escola do interior do Sul Fluminense. Público assistido pela Entidade crianças e adolescentes da Educação Infantil ao quinto ano do Ensino Fundamental.

PROFISSIONAIS ENTREVISTADOS:

  • Diretora, Orientadora Educacional, Professora do 4º ano do E.F.



  • DIRETORA:


QUAL O PAPEL DESEMPENHADO PELO ORIENTADOR PEDAGÓGICO NA ESCOLA?

Diretora  ___  Ele coordena a elaboração e a realização do PPP; colabora com os professores em relação  ao planejamento com foco no ensino aprendizagem; na organização sequencial didática; nos planejamentos de aula, que ocorrem semanalmente, coordena as reuniões pedagógicas, supervisiona de perto o desenvolvimento do trabalho dos professores, não no sentido de vigiar, mas sim para observar intervindo se necessário, em fim o OP está sempre a disposição dos profissionais da escola colaborando e apoiando cada um em suas necessidades.


QUAL A SUA OPINIÃO EM RELAÇÃO AO SUPERVISOR ESCOLAR?

Diretora:___ O seu papel vem sendo cada vez mais relevante haja vista o seu empenho para que de fato o ensino dentro da escola em que esteja atuando de fato ofereça uma aprendizagem significativa, portanto seu trabalho se faz com vistas no professor, entretanto  tem como foco o aluno no que ele aprende e como aprende.
Segundo Medina (1997).O trabalho do supervisor centrado na ação do professor não pode ser confundido como consultoria ou assessoria, por ser um trabalho que requer envolvimento e comprometimento.

Segundo Pinzan e Maccarini (2003, p, 21) a Supervisão Escolar,
comprometida com o trabalho coletivo, contribui na formação do professor na
medida em que não limita ao controle, ou ao repasse de técnicas aos professores,
mas no sentido de lhes oferecer assessoramento teórico-metodológico diante dos
problemas educacionais do cotidiano, cria momentos de reflexão teórico-prático e
com o respaldo de fundamentação teórica e uma visão do ato de ensinar e de
aprender, como algo articulado.





  • ORIENTADORA EDUCACIONAL

QUAIS SÃO AS SUAS ATRIBUIÇÕES DENTRO DA ESCOLA?

O E: ___Trabalho diretamente com os alunos, ajudando no seu desenvolvimento pessoal junto com os professores, procurando compreender o comportamento dos educandos para poder agir adequadamente quando necessário, procuro fazer a intermediação entre a família, os alunos e a escola, ouvindo, dialogando e buscando sempre alternativas para que haja mudanças de comportamento, quando necessário para que o aluno consiga superar suas dificuldades e tenha êxito em suas aprendizagem e sua formação como um todo, social, familiar e cidadã.

  • PROFESSORA DO 4º ANO DO E.F

VOCÊ COSTUMA RECORRER AO OE? QUANDO ?

OE: ___ Sim, sempre que observo que algum dos meus alunos está precisando de intervenção de forma mais individual,  por questões comportamentais e também de forma global quando preciso de apoio para desenvolver na turma alguma dinâmica ou atividade que explore a afetividade, o respeito de modo geral ou qualquer outro assunto que esteja comprometendo o bom desenvolvimento da turma  ela sempre me dá a assistência da qual eu preciso.



Portanto a escola é um espaço onde cada profissional embora tendo sua função específica deve ter sempre o aluno como foco principal dentro do processo de ensino aprendizagem.Nazaré.


Para quem gosta de apreciar um bom texto aí vai uma dica:


O Professor Coordenador Pedagógico como Mediador do Processo de Construção do Quadro de Saberes Necessários  - Prof. Celso dos S. Vasconcellos









By: Maria Nazaré Velasco Marçal

Nenhum comentário:

Postar um comentário